Construção de uma casa em 10 passos. Do zero à casa pronta

Construir uma casa é o sonho de milhares de brasileiros, porque assim é possível sair do aluguel. Além disso, a construção de uma casa permite que eles tenham um espaço exatamente do jeito que imaginaram e desejaram.

Entretanto, muitas pessoas ficam em dúvida se conseguem fazer uma casa do zero, já que esse é um trabalho complexo que pode ser demorado e ter um valor alto. Se ter um espaço próprio também é o seu sonho, você com certeza já pensou sobre esse assunto.

Construir uma casa realmente não é um serviço fácil, mas se você conhecer todas as etapas de uma obra é possível entender melhor esse trabalho e torná-lo mais simples para todos os envolvidos.

Por isso, vamos listar neste post os 10 passos para a construção de uma casa do início ao fim. Confira!

Projeto para construção de casa

1. Escolha e compra do lote

O primeiro passo é escolher um bom terreno para seu projeto. Isso é importante, porque com um lote de qualidade você pode facilitar sua obra e fazer com que seja mais fácil obter um resultado bacana.

Na hora de comprar o seu terreno, observe a inclinação dele, o estado do solo, sistemas de água, esgoto, as ruas próximas e a vizinhança. Dessa forma, você consegue ter uma ideia do que terá que ser feito no local e como é morar ou trabalhar ali. Caso já tenha adquirido seu lote, você pode ir direto para o segundo passo.

2. Contrate profissionais especializados

Após comprar o seu lote, você precisa contratar um arquiteto e um engenheiro para que eles lhe ajudem a fazer o projeto e a colocá-lo em prática.

Esses profissionais são essenciais, porque eles vão lhe auxiliar, por exemplo, na criação da casa, na compra de materiais, contratação de outros trabalhadores e fornecedores. A escolha de um bom profissional é fundamental para o sucesso do projeto. Por isso, não priorize apenas preço e sim qualidade. 

Para escolher os profissionais, pesquise sobre eles ou a empresa em questão, veja trabalhos finalizados, entre em contato para conversar com a equipe e pergunte a opinião de ex-clientes sobre serviços realizados. 

A Raboni possui profissionais capacitados que te auxiliam desde a escolha do terreno até os acabamentos. Quer saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco:

3. Verificação dos documentos

Depois de escolher o terreno e contratar profissionais, você tem que ver junto ao arquiteto e engenheiro os documentos da obra. Ou seja, o que é permitido fazer e o que não é de acordo com a administração da cidade. Assim, você garante que seu projeto não vai infringir nenhuma lei.

Entre as documentações fundamentais, por exemplo, estão a guia amarela, o código de obra e o plano diretor. A guia amarela informa os principais dados sobre o terreno e regras para a edificação, como a altura máxima da casa e os recuos mínimos.

Já o código é um conjunto de leis que define conceitos na obra para garantir que ela terá conforto ambiental, segurança, acessibilidade e outros itens essenciais. E o plano diretor é uma lei municipal que orienta os indivíduos nas construções para assegurar condições de vida adequadas para população.

4. Serviços e projetos preliminares

A quarta etapa da construção é a realização de serviços e projetos preliminares para preparar o terreno para a obra. É nessa fase que os responsáveis pela edificação vão fazer o levantamento topográfico do lote, a sondagem do solo, terraplanagem e a limpeza do terreno.

Lembre-se de que é muito importante ter uma equipe excelente nessa etapa, pois ela vai assegurar a base da construção e, consequentemente, a qualidade do desenvolvimento do projeto.

5. Projeto arquitetônico

Após preparar o terreno, é a hora de montar o projeto arquitetônico de sua casa. Durante a montagem, você deve conversar muito com o arquiteto para que ele saiba quais são seus objetivos com a construção, o que é essencial na obra e seus desejos.

Com essas informações e seguindo as regras municipais, o profissional vai criar a planta baixa do projeto, que nada mais é do que um desenho que mostra os ambientes, espaços, pilares e demais características da construção.

6. Aprovação

Com o projeto arquitetônico finalizado, ele tem que ser aprovado pela Prefeitura da cidade onde a construção será feita. Esse passo é fundamental, porque com a aprovação você se certifica de que o seu imóvel está sendo projetado com qualidade e de acordo com as regras e leis do município.

E, para lhe ajudar nessa fase, fizemos um post só sobre como fazer a aprovação de um projeto na Prefeitura.

7. Seleção do método construtivo

Na sétima etapa, você e o responsável pela obra devem decidir em qual método construtivo o imóvel será feito, como em alvenaria tradicional, estrutural ou wood frame. Para tomar essa decisão, vocês precisam considerar a sua preferência, além das vantagens e desvantagens de cada método.

8. Projetos complementares

Projetos complementares trazem informações técnicas imprescindíveis para o desenvolvimento da obra e completam o planejamento arquitetônico. Eles são muito importantes justamente graças a esses dados que fazem com que os demais profissionais da obra saibam o que devem fazer em suas áreas de serviço.

Alguns dos principais projetos complementares são: o projeto estrutural, elétrico, hidrossanitário e de prevenção e combate a incêndio. Todos eles devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

9. Execução e gerenciamento da obra

Com todos os projetos prontos e aprovados, chega a fase de execução e gerenciamento da obra. É nesse momento que os profissionais executam todos os projetos da construção, como a realização do alicerce da obra, a fundação, fazem a vedação da estrutura, as instalações hidráulicas e elétricas.

Nessa etapa, você vai perceber como ter uma boa equipe faz toda a diferença na edificação. Afinal, ela fará serviços de qualidade, o responsável gerenciará todos os trabalhos feitos no canteiro de obra e até cuidará de partes burocráticas. Sendo assim, ela vai facilitar bastante a construção de sua casa.

10. Acabamento e mobília

O acabamento é uma etapa muito importante e que deve ser feita com bastante cuidado, pois interfere totalmente na aparência de sua casa. É no acabamento, por exemplo, que os profissionais colocam os pisos, portas, janelas, revestimentos e fazem a pintura das paredes e tetos.

Como é uma fase bem delicada, ela costuma ser também a mais longa. Após a finalização do acabamento, você deve escolher a mobília para sua residência. Você pode selecionar os móveis de forma independente, ou pedir a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores.

Essas são as 10 etapas de uma obra que não podem faltar na construção de sua casa. Além disso, elas devem ser realizadas com muita atenção e cuidado. Dessa forma, você pode ter certeza de que o desenvolvimento do projeto será mais fácil e terá um ótimo resultado.

Agora que você sabe quais são os passos de uma construção, Entre em contato conosco para conhecer o nosso trabalho e entender por que somos uma escolha interessante para realizar a sua construção e o acompanhamento de todas as etapas!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Share on email
Share on print

Ver também