Isopainel: o que é e para que serve?

Se você está pensando em ampliar ou reformar o espaço de sua indústria, já deve ter ouvido falar do isopainel. Ele é um material formado por duas chapas metálicas, que são interligadas por um elemento isolante.

Conhecido também como painel sanduíche, o isopainel é um produto que consegue fornecer um excelente isolamento térmico. É por essa razão principalmente que ele vem sendo aplicado em diferentes projetos.

Agora, para você descobrir se ele é adequado também para a mudança em seu ambiente, explicamos neste post quais são os tipos de isopainel, onde ele costuma ser aplicado e suas vantagens. Confira!

Isopaineis - Raboni Engenharia

Tipos de isopainel

Atualmente, existe mais de um tipo de isopainel que pode ser usado em projetos da construção civil. A principal diferença entre os modelos disponíveis é o elemento isolante utilizado entre as chapas metálicas. E, dependendo do isolante usado, os isopaineis têm características distintas.  

Então, listamos abaixo os 3 tipos de isopainel mais aplicados em projetos para que você saiba um pouco mais sobre eles:

PIR (poliisocianurato)

O poliisocianurato é um plástico termofixo, obtido das reações de um ou mais componentes. Ele é como uma espuma, que possui ação termoisolante e mecânica. Sua principal característica é a elevada resistência térmica a altas temperaturas.

O PIR também é interessante, porque esse plástico é resistente à umidade, à água e tem um índice baixo de condutibilidade térmica. Ele ainda é leve, maleável e se dá bem quando entra em contato com o fogo.

Além disso, em uma espessura pequena, o isopainel de PIR já é capaz de isolar bastante o ambiente, diferentemente dos demais modelos que precisam ser maiores para alcançar um nível alto de isolamento.

PUR (poliuretano)

Assim como o poliisocianurato, o poliuretano é um plástico termofixo resultante das reações de componentes. Porém, é importante ressaltar que eles são criados com componentes químicos distintos.

O poliuretano tem ótima ação mecânica, termoisolante e uma boa resistência ao fogo, quando comparado aos demais isolantes usados nos isopaineis. Sua durabilidade também é alta, porque ele não murcha e nem se move quando é instalado corretamente.

Esse plástico é bom tanto para aquecer ambientes quanto para refrigerá-los. Por isso, geralmente o isopainel de PUR é usado como base para isolar fechamentos, coberturas e economizar energia nos ambientes.

EPS (poliestireno expandido)

Já o poliestireno expandido é um plástico celular rígido, criado a partir da polimerização do estireno em água. Esse já foi o material mais procurado para realizar projetos com isolamento térmico e até hoje ele é bastante utilizado.

O EPS é resistente, leve e tem boa durabilidade, mas sua maior vantagem é a alta versatilidade. É possível encontrar exemplares de poliestireno expandido com diferentes texturas e densidades.

É por essa razão que o isopainel de EPS pode ser aplicado em muitos projetos. Hoje, esse modelo costuma ser usado principalmente em fachadas e paredes de diversos estilos.

Onde o isopainel pode ser utilizado

Os isopaineis podem ser aplicados em diferentes construções, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais. Alguns locais em que eles geralmente são utilizados são: shoppings centers, escolas, hospitais, galpões, supermercados, laboratórios, residências e hotéis.

E esses painéis não servem somente para a fachada desses lugares. Eles também podem ser aplicados em ambientes internos. Caso você decida usar o isopainel em seu projeto, só é fundamental que você observe novamente as particularidades de cada modelo do painel para decidir qual é o mais adequado para seu espaço.

Vantagens do material

Esse tipo de painel é bastante conhecido por ser um excelente isolante térmico, capaz de deixar os ambientes mais agradáveis e confortáveis para as pessoas graças a essa característica.

Porém, ele também oferece outras vantagens para quem decide aplicá-lo em seus espaços. Então, confira agora mais 4 benefícios desse material:

Instalação rápida

Os isopaineis são pré-fabricados com as dimensões exatas indicadas no projeto. Eles chegam prontos ao local em que serão instalados e a aplicação é feita com o auxílio de uma plataforma elevatória própria para essa atividade.

Sendo assim, a instalação de isopaineis é rápida e costuma ser bastante precisa. Como as peças já são produzidas em fábricas, todo o projeto acaba sendo executado de maneira mais ágil.

Sustentável

Outro benefício de trabalhar com painéis pré-fabricados é que a geração de resíduos e o desperdício de materiais são bem menores. Após a instalação ser finalizada, o painel ainda oferece conforto térmico no local.

Portanto, não é mais necessário usar sempre ventiladores, ares-condicionados e aquecedores. Consequentemente, o uso de energia elétrica diminui. Então, o isopainel é considerado um material sustentável.

Além disso, existem empresas fabricantes de isopaineis que fazem exemplares recicláveis, para diminuir ainda mais o impacto deles na natureza.

Reduz custos

Instalar o isopainel é uma forma de reduzir custos em sua empresa, justamente porque a conta de energia vem com valores menores após a aplicação do material. 

Mas, ele permite que você corte custos também durante a obra, porque a mão de obra necessária para realizar a instalação é pequena. Sendo assim, você não precisa contratar tantos profissionais para o serviço.

Manutenção simples

A manutenção do isopainel é simples, demandando apenas limpezas rápidas e simples regularmente. Como a resistência e a durabilidade do painel são altas, você não precisa consertar o material com frequência.

E, ainda, caso precise mudar o isopainel de local em sua empresa, você consegue fazer essa atividade facilmente. Essa peça pode ser montada, desmontada e remontada com facilidade para não trazer complicações para o dia a dia.

Então, se ela estiver entre dois espaços de sua indústria, por exemplo, você pode removê-la para ampliar o tamanho do local e colocá-la em um novo posicionamento mais adequado.

O isopainel é uma escolha muito interessante para seu espaço, não só por fornecer um excelente isolamento térmico, mas porque ele ainda te ajuda a reduzir custos, ter uma empresa mais sustentável e não demanda muitos cuidados.

Então, você obtém praticidade, economia e conforto ao selecionar o isopainel para seu negócio. Por isso, analise bem se ele é adequado para seu projeto e, caso seja, escolha o melhor modelo para o serviço.

Agora que você sabe o que é isopainel e para que serve, confira outros posts em nosso blog que podem lhe auxiliar em seu projeto! 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Share on email
Share on print

Ver também