Tudo o que você precisa saber sobre Projeto Hidrossanitário

Existem diversas etapas essenciais na realização de uma obra, como a compra do terreno, a contratação de profissionais, seleção do método construtivo e a criação do projeto arquitetônico.

A montagem do projeto hidrossanitário também é uma fase fundamental para que a construção tenha qualidade e não dê problemas no futuro. Entretanto, é comum que essa etapa seja pulada, porque as pessoas acreditam que só um encanador é capaz de fazer todos os trabalhos dessa área na execução da obra.

Esse é um erro enorme que pode trazer complicações para sua construção, então continue lendo o post para descobrir tudo sobre os projetos hidrossanitários e entender por que eles são tão essenciais para as edificações!

Projeto Hidrossanitário - Raboni Engenharia

O que é projeto hidrossanitário

Também conhecido como projeto hidráulico, o planejamento hidrossanitário é um dos projetos complementares que completam o arquitetônico com informações técnicas imprescindíveis para um bom desenvolvimento da obra.

O projeto hidrossanitário é um mapeamento das redes hidráulica e sanitária, que deve conter todas as informações sobre a distribuição de água quente e fria na construção, água pluvial e esgoto.

Além disso, é no projeto hidráulico que é calculado o tamanho adequado das tubulações e da caixa d’água. Dessa forma, é possível garantir que o escoamento de água será feito de maneira adequada e que a caixa será suficiente para atender as demandas da obra.

O responsável pelo projeto também tem que definir bem a localização desses itens, da caixa de passagem e do hidrômetro. Para que tudo seja colocado no lugar ideal, o projeto tem que analisar bem o plano arquitetônico.

Assim, nenhum item, como ralos e tubulações, é colocado em um local inadequado e o projeto hidráulico não atrapalha o serviço realizado pelo arquiteto.

Como ele é feito

O projeto hidrossanitário pode ser feito por um engenheiro e o encanador é responsável por executar o que foi planejado.

Um projeto hidráulico de qualidade deve conter: as plantas baixas da obra, detalhes isométricos e de entrada, quantitativos detalhados e imagens para exemplificar o que está sendo proposto. Para ser ainda melhor, o planejamento pode conter detalhes em 3D de toda a construção.

Para iniciar esse serviço, o engenheiro responsável precisa conferir o projeto arquitetônico e estrutural para garantir que o hidrossanitário se integrará bem a eles. Em seguida, ele tem que fazer pequenos projetos que formam o hidrossanitário, como o sanitário, de água fria, quente e pluvial.

Nessas etapas, ele definirá os detalhes essenciais do projeto, como o tamanho e localização de tubulações, das calhas, ralos, filtros, caixas de passagem e de gordura. Depois, o engenheiro tem que escolher os materiais e deixar claro quais serão utilizados na obra para ter certeza de que o sistema hidráulico funcionará como o imaginado.

Após finalizar o projeto hidrossanitário, o ideal é que o engenheiro responsável se reúna com o encanador para conversar sobre o trabalho e explicá-lo de maneira mais detalhada. Dessa forma, o encanador conseguirá compreender o projeto e executá-lo corretamente.

Vantagens de fazer esse projeto

Agora que você sabe o que é um projeto hidrossanitário, confira as 4 principais vantagens de realizá-lo em sua construção:

Instalações hidráulicas de qualidade

Ter instalações hidráulicas de qualidade é fundamental para que sua casa ou edifício seja um local agradável. Isso é essencial, porque quando essas instalações não são bem feitas, elas podem provocar diversos problemas.

Algumas das complicações mais comuns são os vazamentos, esgotos que não esvaziam, infiltrações e até mau cheiro nos cômodos. Ou seja, além de causar problemas estruturais que devem ser consertados, instalações mal executadas ainda diminuem o conforto no local.

Com um projeto hidrossanitário, as instalações hidráulicas são feitas da forma correta, pois elas são planejadas em conformidade com os demais projetos da obra e executadas com os materiais adequados.

Agilidade na construção

Um projeto hidráulico também traz agilidade para a construção, porque o encanador já chega no canteiro sabendo o que deve fazer. Sendo assim, seu serviço é mais organizado e ele consegue colocar a mão na massa rapidamente.

Quando todo o trabalho hidrossanitário é deixado para o encanador com a obra já sendo executada, ele tem que conversar com o arquiteto e engenheiro responsáveis, estudar os projetos e escolher os materiais para só depois iniciar a parte prática de seu trabalho.

Então, a obra pode atrasar para ser finalizada. Ainda, as chances de haver erros e retrabalhos nessa situação são muito maiores. Portanto, a obra pode demorar ainda mais se ocorrem falhas, pois será necessário consertá-las.

Vida útil das instalações é maior

Como as instalações hidráulicas feitas com o auxílio de um projeto têm mais qualidade, elas também possuem uma vida útil maior. Isso é excelente, pois assim sua construção durará por bastante tempo e anos se passarão até que seja necessário reformar o sistema hidrossanitário.

Diminui o custo da obra

Em um primeiro momento, contratar um profissional para fazer o projeto hidrossanitário pode parecer apenas um custo extra em sua obra. Mas, na realidade, realizar esse planejamento ajuda a diminuir o custo da construção.

Ele auxilia na redução de custos, primeiro porque diminui erros, retrabalhos e desperdícios de materiais. Segundo, pois como a vida útil dele é maior, demora mais tempo para o sistema precisar de reparos e reformas.

Por que fazer o projeto hidrossanitário no BIM

O BIM (Building Information Modeling) é uma tecnologia bastante utilizada para fazer projetos hidrossanitários, pois permite que o engenheiro faça um modelo computacional 3D da obra.

Com esse modelo, o profissional aumenta sua produtividade e visualiza o projeto de maneira mais simples e ágil. Então, ele consegue enxergar mais detalhes e melhorar a qualidade do planejamento.

Essa tecnologia também faz a compatibilização de projetos, o que é excelente para evitar erros de instalações, estruturas e sobreposições. Sendo assim, o BIM auxilia a diminuir erros e retrabalhos na construção. Por isso, usá-lo em seu projeto hidrossanitário é muito importante para garantir que ele será o melhor para sua edificação.

Ao contratar um profissional qualificado para fazer o planejamento hidráulico de sua obra, você está se certificando de que ela será segura e confortável. Afinal, o sistema hidrossanitário funcionará bem e você não terá problemas com vazamentos, entupimentos e maus odores.

Portanto, se vai construir e precisa realizar um projeto hidrossanitário, entre em contato com a gente!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Share on email
Share on print

Ver também